segunda-feira, 12 de agosto de 2019

REINO PROTISTA

REINO PROTISTA

Reino Protista é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos eucariontes, autótrofos ou heterótrofos e unicelulares ou pluricelulares. Os protistas compreendem os protozoários e as algas. Existem ainda os mixomicetos, organismos semelhantes aos fungos, mas classificados como protistas. 
Reino Protista

Os protozoários são seres unicelulares e eucariontes, com estrutura que garante seu funcionamento, realizando as mesmas tarefas básicas de um animal, como respiração, digestão, circulação, excreção, em alguns até uma primitiva coordenação.
Antigamente eram classificados no reino animal, por realizarem essas funções e serem heterótrofos, no entanto, por serem unicelulares, alguns taxonomistas criaram o reino protista para reunir esses filos de organismos mais simples.
Apresentam grande variedade de formas e ocupam ambientes úmidos (os que têm vida livre) ou o interior de outros organismos. Alguns são parasitas, causadores de doenças.

CLASSIFICAÇÃO

Os protozoários são divididos em quatro grupos, de acordo com as estruturas locomotoras que apresentam:

Sarcodinos

Os sarcodinos são representados pelas amebas que se locomovem por meio de pseudópodes.
Entamoeba coli, por exemplo, é um morador habitual do intestino grosso humano, onde obtém abrigo e alimento sem acarretar prejuízo ou benefício para seu hospedeiro. Enquanto a Entamoeba histolytica é parasita do intestino grosso do ser humano.
Resultado de imagem para Sarcodinos

Mastigóforos

Os mastigóforos locomovem-se por meio de flagelos. Alguns são parasitas, ou seja, obtêm alimento a partir da associação com outros seres vivos.
Alguns exemplos são: a giardia que parasita o intestino delgado do ser humano e o Trypanosoma cruzi, que instala-se em tecidos humanos e de outros animais, como na musculatura do coração ou na parede do tubo digestivo.
Resultado de imagem para Mastigóforos

Esporozoários

Os esporozoários não possuem estrutura locomotora. Um exemplo é o agente transmissor da malária.
Resultado de imagem para Esporozoários

Ciliados

Os ciliados locomovem-se por meio de cílios. Alguns exemplos são: VorticellaBalantidium coli, porém, o mais conhecido é o paramécio, organismo de vida livre.
Resultado de imagem para CILIADOS

ALGAS


As algas são organismos autótrofos, pois têm clorofila, além de outros pigmentos, logo, realizam fotossíntese.
Por algum tempo, foram classificadas no reino vegetal, pela semelhança com as células vegetais, mas como são organismos mais simples e não possuem tecidos organizados, foram reagrupadas no reino protista.
Elas são fundamentais na biosfera, pois constituem a base da cadeia alimentar aquática e realizam a maior parte da fotossíntese do planeta. Muitas são também utilizadas como alimento pelo ser humano, pois apresentam alto teor de proteínas, vitaminas e sais minerais.
As mais abundantes são unicelulares, embora existam algas marinhas com mais de 30 metros de comprimento.

CLSSIFICAÇÃO

As algas são divididas em cinco grupos, de acordo com os pigmentos intracelulares:

Algas verdes ou Clorofíceas

As algas verdes se caracterizam pela presença de clorofilas A e B e carotenoides, reservas de amido, parede celular de celulose. Podem ser uni ou pluricelulares. Há espécies comestíveis.
Resultado de imagem para Algas verdes ou Clorofíceas

Algas vermelhas ou Rodofíceas

As algas vermelhas apresentam clorofila A e ficobilina, uni ou pluricelulares, filamentosas e fixadas a substratos. Existem espécies comestíveis.
Certas algas vermelhas têm nas paredes de suas células, um material de consistência gelatinosa, denominado ágar, que é acrescentado a vários alimentos, como balas e doces. Tem ainda grande utilidade em técnicas laboratoriais, sendo empregado como componente de meios de cultura para microrganismos.
Resultado de imagem para Algas vermelhas ou Rodofíceas

Algas Pardas ou Feofíceas

As algas pardas se caracterizam pela presença de clorofilas A e C, carotenoides e fucoxantina, parede celular com um polissacarídio, a algina. Elas são pluricelulares e existem espécies comestíveis.
O alginato, material preparado a partir da algina, é bastante empregado na fabricação de cosméticos, sorvetes e massa de modelagem utilizada na odontologia.
Imagem relacionada

Algas Douradas ou Crisofíceas

As algas douradas possuem formas unicelulares isoladas ou coloniais, sendo importantes componentes do plâncton.
Um exemplo é a diatomácea, que contêm o diatomito. Formado por sílica, o diatomito apresenta consistência porosa, sendo empregado como componente de filtros. Quando pulverizado, ele pode ser adicionado como abrasivo a polidores de metal e a cremes dentais.
Imagem relacionada

Pirrofíceas

As pirrofíceas são algas unicelulares isoladas ou coloniais. Elas fazem parte do fitoplânctone incluem também os dinoflagelados, responsáveis pelo fenômeno da maré vermelha.
Resultado de imagem para Pirrofíceas

Mixomicetos




Reino Protista


Os mixomicetos são organismos que têm aspecto de fungo, e crescem nos solos ricos em nutrientes orgânicos, sendo comuns em bosques e florestas.
Eles não são parasitas, não produzem toxinas, nem são prejudiciais às plantas ou animais, mas quando surgem na água é um forte indício de algum desequilíbrio no ambiente, como excesso de matéria orgânica.
Existem muitas controvérsias sobre esse grupo, que foi durante muito tempo classificado no reino fungi por sua semelhança externa com aqueles organismos. Os dados ainda não são conclusivos, alguns classificam no reino protista, enquanto outros consideram que deveriam compor um reino à parte.

DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS


As protozooses são doenças transmitidas por protozoários. Apesar de serem organismos de vida livre, na maioria dos casos, alguns protozoários são parasitas de animais e dos seres humanos. Amebíase, Giardíase, Malária, Doença de Chagas são algumas dessas protozooses.
Os parasitos são geralmente transmitidos por água e alimentos contaminados por fezes, que contém os cistos desses microrganismos.
Os cistos são uma forma inativa, que permite aos protozoários resistir por longos períodos no ambiente, sendo ativados no corpo do hospedeiro.
Doenças Causadas por Protozoários
A malária é uma exceção, pois o protozoário é transmitido pela picada de um inseto. A maior ocorrência dessas doenças é nos países pobres, onde falta saneamento básico e tratamento eficiente da água. Além disso, a falta de hábitos de higiene contribui para a disseminação.

Doença de Chagas

A contaminação ocorre principalmente por ingestão de alimentos contaminados com as fezes do inseto.
Também pode ser por meio de transfusão de sangue, transplante de órgãos contaminados ou ainda ser transmitida da mãe ao bebê durante a gestação (congênita).
Estima-se que no Brasil cerca de 3 milhões de pessoas apresentem essa doença. Causada pelo Trypanossoma cruzi, que é um protozoário flagelado que parasita animais selvagens como o tatu.
Outra espécie desse protozoário causa a doença do sono, que é muito comum na África. Cerca de 95% dos casos é provocado pelo Trypanossoma brucei gambiense, que ocorre nas regiões central e oeste da África. Há também o Trypanosoma brucei rhodesiense, no leste e sul da África.

Malária

Causada por diferentes espécies de protozoários do tipo plasmódio, sendo mais comum no Brasil o Plasmodium vivax.
A malária é transmitida ao homem através da picada do mosquito do gênero Anopheles. Também pode ser transmitida por transfusão de sangue.
A malária ainda hoje mata centenas de milhares de pessoas no mundo. Especialmente em países pobres, onde há menos investimentos em pesquisas para erradicar a doença.

Amebíase

A transmissão da doença ocorre principalmente por meio da ingestão da água ou dos alimentos contaminados pelas fezes contendo cistos de amebas. Também pode ser via sexual, através do contato oral-anal, mas isso é mais raro.
A amebíase ou disenteria amebiana é provocada pela forma patogênica da ameba, chamada Entamoeba histolytica. Ocorre muito em países mais pobres, estimando que 50% das pessoas sejam contaminadas por ano.

Giardíase

A infecção se dá tanto pela ingestão de água e alimentos contaminados, como pelo contato direto das mãos com objetos contaminados pelos cistos.
O agente causador da giardíase é o protozoário flagelado Giardia lamblia, cujos cistos são eliminados nas fezes das pessoas contaminadas.

Tricomoníase

A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo Trichomonas vaginalis. É comumente transmitida entre parceiros que não utilizam proteção adequada (camisinha) e pode atingir tanto homens quanto mulheres.

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii encontrado nas fezes de gatos.
O ser humano é contaminado ao consumir carne de aves e mamíferos mau passadas e com os cistos dos parasitas.
A doença pode ainda ser congênita, resultado da infecção da mãe durante a gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário