VÍRUS
O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação. Usa para isso a estrutura de uma célula hospedeira. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.
Os vírus são formados por um capsídeo de proteínas que envolve o ácido nucleico. Os capsídeos podem assumir formas diferentes: cilíndrica, helicoidal (parecida com uma escada em espiral, etc. O ácido nucleico pode ser RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico). Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica ligada a tipos de proteínas.
m vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético. Conseguindo a célula, o vírus produz cópias dele mesmo. Ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois usa todo o funcionamento da mesma para seu processo de reprodução. Pode infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e procarióticas (de bactérias).
Ciclo lítico
No ciclo lítico, o vírus se aproxima da célula e injeta o seu material genético. Esse material entra na célula e se multiplica com a ajuda das organelas da célula infectada. Daí, o DNA ou RNA do vírus vai caracterizar o tipo de infecção e doença. A célula infectada morre e libera os vírus que se formaram dentro dela e esses vírus vão infectar outras células.
Ciclo lisogênico
Nesse ciclo, o vírus introduz o seu material genético na célula. Esse material vai fazer parte do DNA da célula e irá ser replicado durante o processo de meiose celular.
Ciclo reprodutivo
1. Entrada do vírus na célula: ocorre a absorção e fixação do vírus na superfície celular e logo em seguida a penetração através da membrana celular.
2. Eclipse: um tempo depois da penetração, o vírus fica adormecido e não mostra sinais de sua presença ou atividade.
3. Multiplicação: ocorre a replicação do ácido nucléico e as sínteses das proteínas do capsídeo. Os ácidos nucléicos e as proteínas sintetizadas se desenvolvem com rapidez, produzindo novas partículas de vírus.
4. Liberação: as novas partículas de vírus saem para infectar novas células sadias.
Catapora, Caxumba, Conjuntivite, Dengue, Ebola, Faringite, Febre Amarela, Chikungunya, Febre Mayaro, Zika, Gripe, Gripe A, gripe H1N1, Hepatite (A, B e C), Herpes, Raiva, H3N2, Poliomielite, Rubéola, Sarampo, Varíola...
Nenhum comentário:
Postar um comentário